Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim - Novo Mamógrafo do Hospital Santa Terezinha em Fase Final de Instalação

https://fhste.com.br//noticia/10/novo-mamgrafo-do-hospital-santa-terezinha-em-fase-final-de-instalao

12/02/2024

Novo Mamógrafo do Hospital Santa Terezinha em Fase Final de Instalação

Nova sala em fase final de ajustes para voltar a atender à população

Novo Mamógrafo do Hospital Santa Terezinha em Fase Final de Instalação

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) informa que, após conclusão dos trabalhos de adequação da nova sala para receber o mamógrafo, os técnicos da empresa vencedora do processo licitatório vieram a Erechim para dar início no processo inicial de montagem do novo equipamento.

A direção do Hospital informa que primeiramente foram observadas as questões técnicas e legais com relação ao estudo radiométrico e adequação do ambiente em conformidade com as normas vigentes.

Na sequência, o engenheiro eletricista da empresa responsável realizou a finalização da montagem, interfaceamento elétrico e digital e deu a partida técnica, para verificar a performance do equipamento.

Vencida as etapas iniciais de adequação do ambiente, montagem e partida técnica o local foi supervisionado por profissional físico, que realizou os laudos radiométricos para liberação do mamógrafo. Com a conclusão dos laudos os documentos foram enviados à Vigilância Sanitária para análise e vistoria técnica, observando os trâmites legais.

“Estamos vencendo todas as etapas para entregar o mamógrafo à comunidade SUS. Várias etapas foram transpostas para que chegássemos a esse momento, não podemos fugir do rito processual e técnico”, disse a direção do Santa.

O equipamento MAMMONAT FUSION vai substituir o antigo mamógrafo que, após 19 anos de vida útil apresentou problemas técnicos sendo necessária à sua retirada de circulação.

O mamógrafo foi adquirido mediante processo licitatório e custou R$ 1.012.000,00. O equipamento de imagem foi adquirido mediante repasse de emendas impositivas dos vereadores de Erechim: Ana de Oliveira, André Jucoski, Emerson Schelski, Carlos Zanini, Alessandro Dal Zotto, Anacleto Zanella, Juares Bernardi, Renan Soccol, Wallace Soares e Sérgio Alves Bento.

A direção da Casa de Saúde explica que a adequação da sala e instalação do equipamento compreende a Etapa 2 da revitalização do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e a etapa final prevê a adequação da sala dos exames de ultrassonografias, que tem um projeto tramitando junto ao Ministério da Saúde, para aquisição de um novo aparelho em consonância com Portaria nº 544/23.

“Colocar um equipamento desta dimensão requer também atender vários processos técnicos e legais, para que possa entrar em pleno e regular funcionamento com qualidade, tecnologia e segurança. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria firmada com o Poder Legislativo e com os envolvidos no processo de instalação, de maneira especial, os serviços internos de engenharia e arquitetura e serviços de manutenção, que não mediram esforços para a finalização desta segunda etapa”, coloca o diretor Executivo, Jackson Arpini.

"Alguns ajustes necessários para atendimento das exigências sanitárias estão em curso, para que o mamógrafo possa ser entregue em ato oficial aos usuários da rede pública de saúde de Erechim e região”, finaliza Jackson Arpini.


Whastapp
Whastapp doacoes