Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim - Hospital Santa Terezinha promove ação de cuidado aos trabalhadores do turno noturno em parceria com acadêmicos da URI

https://fhste.com.br//noticia/141/hospital-santa-terezinha-promove-ao-de-cuidado-aos-trabalhadores-do-turno-noturno-em-parceria-com-acadmicos-da-uri

26/06/2026

Hospital Santa Terezinha promove ação de cuidado aos trabalhadores do turno noturno em parceria com acadêmicos da URI

Iniciativa desenvolvida em parceria com o SESMT reforçou a importância do autocuidado e da promoção da saúde entre os colaboradores da instituição

Hospital Santa Terezinha promove ação de cuidado aos trabalhadores do turno noturno em parceria com acadêmicos da URI
Hospital Santa Terezinha promove ação de cuidado aos trabalhadores do turno noturno em parceria com acadêmicos da URI

Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim recebeu, durante o mês de junho, uma ação especial voltada aos trabalhadores do turno noturno. A atividade foi desenvolvida por acadêmicos do curso de Fisioterapia da URI, atendendo a uma solicitação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição.

As atividades foram realizadas no Ambulatório da URI e tiveram como objetivo proporcionar momentos de cuidado, prevenção e qualidade de vida aos profissionais que atuam no período noturno, contribuindo para a redução do estresse, a promoção da saúde física e mental e a valorização daqueles que diariamente se dedicam ao cuidado dos pacientes.

Durante a ação, os colaboradores participaram de atividades como estímulo dos reflexos, exercícios de coordenação motora e memória, massagem rápida, alongamentos e práticas de yoga. As ações foram organizadas de forma que os profissionais pudessem participar conforme a disponibilidade durante a jornada de trabalho, sem comprometer o funcionamento dos serviços hospitalares.

Para a enfermeira do Trabalho, Roselaine Cardoso, os profissionais da saúde dedicam suas noites ao cuidado dos pacientes e, muitas vezes, acabam deixando o autocuidado em segundo plano. “Proporcionar momentos como este é uma forma de valorizar nossos colaboradores, contribuindo para a prevenção de agravos, o alívio das tensões do dia a dia e a promoção da saúde física e mental. Essa também é uma das missões do SESMT: desenvolver ações que promovam qualidade de vida e um ambiente de trabalho cada vez mais saudável", destaca.

O diretor-executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub, destaca que cuidar da saúde dos profissionais também é uma forma de qualificar a assistência prestada à população. "Quem dedica sua rotina ao cuidado das pessoas também precisa ser cuidado. Ações como esta demonstram a importância de olhar para o bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores, fortalecendo um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado", afirma.


Whastapp
Whastapp doacoes