https://fhste.com.br//noticia/141/hospital-santa-terezinha-promove-ao-de-cuidado-aos-trabalhadores-do-turno-noturno-em-parceria-com-acadmicos-da-uri
26/06/2026
Hospital Santa Terezinha promove ação de cuidado aos trabalhadores do turno noturno em parceria com acadêmicos da URI
Iniciativa desenvolvida em parceria com o SESMT reforçou a importância do autocuidado e da promoção da saúde entre os colaboradores da instituição
Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim recebeu, durante o mês de junho, uma ação especial voltada aos trabalhadores do turno noturno. A atividade foi desenvolvida por acadêmicos do curso de Fisioterapia da URI, atendendo a uma solicitação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição.
As atividades foram realizadas no Ambulatório da URI e tiveram como objetivo proporcionar momentos de cuidado, prevenção e qualidade de vida aos profissionais que atuam no período noturno, contribuindo para a redução do estresse, a promoção da saúde física e mental e a valorização daqueles que diariamente se dedicam ao cuidado dos pacientes.
Durante a ação, os colaboradores participaram de atividades como estímulo dos reflexos, exercícios de coordenação motora e memória, massagem rápida, alongamentos e práticas de yoga. As ações foram organizadas de forma que os profissionais pudessem participar conforme a disponibilidade durante a jornada de trabalho, sem comprometer o funcionamento dos serviços hospitalares.
Para a enfermeira do Trabalho, Roselaine Cardoso, os profissionais da saúde dedicam suas noites ao cuidado dos pacientes e, muitas vezes, acabam deixando o autocuidado em segundo plano. “Proporcionar momentos como este é uma forma de valorizar nossos colaboradores, contribuindo para a prevenção de agravos, o alívio das tensões do dia a dia e a promoção da saúde física e mental. Essa também é uma das missões do SESMT: desenvolver ações que promovam qualidade de vida e um ambiente de trabalho cada vez mais saudável", destaca.
O diretor-executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub, destaca que cuidar da saúde dos profissionais também é uma forma de qualificar a assistência prestada à população. "Quem dedica sua rotina ao cuidado das pessoas também precisa ser cuidado. Ações como esta demonstram a importância de olhar para o bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores, fortalecendo um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado", afirma.
26/06/2026
Hospital Santa Terezinha reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do diabetes
24/06/2026
Profissionais do Hospital Santa Terezinha participam de capacitação sobre Biossegurança Hospitalar
19/06/2026
Corpo de Bombeiros e Hospital Santa Terezinha alinham ações para atendimento de emergências
18/06/2026