Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizada pelo treinamento em serviços de saúde, direcionada à aquisição de competências exigidas para cada especialidade, que irão conferir título de especialista em favor dos médicos residentes nela habilitados, realizada sob supervisão direta de médicos de elevada qualificação ética e profissional.

A Residência Médica constitui modalidade de certificação das especialidades médicas no Brasil, estando restrita, por lei, aos Programas reconhecidos e credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação.

No Brasil, a Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281/1977. O referido diploma legal também criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, a Residência Médica teve início em março de 2014, sendo que a primeira turma contou com apenas 02 (dois) residentes, na área de Clínica Médica. Em 2015 a FHSTE recebeu mais 04 (quatro) residentes: 02 (dois) em Clínica Médica, 01 (um) em Ginecologia e Obstetrícia e 01 (um) em Cirurgia Geral (que por um período foi denominado Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, retornando à nomenclatura original atualmente). Em 2018, a FHSTE foi autorizada a iniciar Residência Médica na especialidade de Pediatria e, em 2019, a especialidade contou com seu primeiro médico residente, tendo sua primeira especialista formada no ano de 2022. Naquele ano (2018), em razão da aprovação de instalação do Curso de Graduação em Medicina no Município de Erechim, a FHSTE buscou habilitação para residência médica em Medicina de Família e Comunidade. O processo de habilitação obteve parecer técnico de viabilidade favorável em 2020, cujo Processo Seletivo de Residência Médica (para início das atividades em março de 2021) ofertou 04 (quatro) vagas para a especialidade.

No ano de 2021 a FHSTE buscou credenciamento em mais uma especialidade, obtendo, após avaliação in loco, parecer favorável para a oferta de 03 (três) vagas anuais no Programa de Anestesiologia. O primeiro residente dessa especialidade iniciou suas atividades em 2022. No ano de 2022, ainda, a FHSTE buscou credenciamento para uma nova especialidade, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, também obtendo parecer favorável, após avaliação in loco, para a oferta de 01 (uma) vaga anual, tendo sua primeira residente iniciando as atividades já no mês de março de 2023.

Ao todo, 37 (trinta e sete) profissionais já concluíram a residência nos diferentes PRM’s ofertados pela Instituição, parte deles, inclusive, permanecendo em atividade na região e tornando-se Preceptores nos Programas em que concluíram a própria Residência Médica.

O ingresso nos Programas de Residência Médica depende de prévia aprovação em Processo Seletivo público, certame este que deve obedecer às normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC, sendo regido pelo respectivo Edital. Na FHSTE, tem-se adotado o EXAME AMRIGS como forma de ingresso nos Programas de Residência Médica, assim como certame organizado pela própria COREME da instituição hospitalar.

Podem ingressar nos Programas de Residência Médica os graduados em Medicina em cursos autorizados pelo MEC, bem como aqueles que estiverem em processo de formação no referido curso, desde que estejam cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista até, no máximo, a data do início do Programa ao qual concorrem, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como médicos não habilitados. Também podem ingressar nos Programas de Residência Médica os profissionais que possuem diploma de conclusão no curso de Medicina em instituição estrangeira, desde que devidamente revalidado conforme legislação vigente.

As etapas do processo de seleção serão formuladas para avaliar conhecimento,
habilidades, atitudes e valores para o exercício da medicina, contemplando até 3 (três) fases, quais sejam: avaliação cognitiva (obrigatória), avaliação de prática profissional (opcional) e avaliação curricular (opcional).

As vagas serão preenchidas obedecendo, rigorosamente, à ordem de classificação final dos candidatos aprovados.

Atualmente, a FHSTE possui habilitação e credenciamento para ofertar Programas de Residência Médica nas seguintes especialidades:

• ANESTESIOLOGIA: Dr. Victor Rodrigo Martins Pacheco

• CIRURGIA GERAL: Dr. Fernando Savegnago

• CLÍNICA MÉDICA: Dr. Lazaro Pereira Jacobina

• GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: Dra. Monique Fardo

• MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: Dra. Cinara Luciana Savicki Freire

• ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: Dr. Eliseu Netto

• PEDIATRIA: Dra. Susimara Anesi

• RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: Dr. Milton Rogério Bonassi

Whastapp
Whastapp doacoes